📌 Perguntas Frequentes (FAQ)
- SOBRE OS PRODUTOS
✅ Por que os produtos podem ter pequenas variações de cor, sabor ou tamanho?
Como são naturais e sazonais, podem apresentar pequenas variações, mas isso a maioria das vezes não compromete a qualidade nem o sabor. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail ecos@lojadeprodurosnaturais.eco.br.
✅ Os produtos são embalados de forma sustentável?
Sim! Usamos embalagens biodegradáveis ou recicláveis sempre que possÃvel. Também reutilizamos embalagens que chegam de nossos fornecedores.
✅ Os cosméticos são testados em animais?
Não! Trabalhamos apenas com cosméticos veganos.
✅ Não encontrei o produto que eu gostaria, e agora?
Se você sentiu falta de um produto especÃfico e não o encontrou em nosso site, você pode entrar em contato conosco e fazer sua sugestão pelo e-mail ecos@lojadeprodurosnaturais.eco.br.
- SOBRE PEDIDOS E PAGAMENTOS
✅ Quais formas de pagamento são aceitas?
Aceitamos cartão de crédito, Pix e  boleto bancário
✅ Posso alterar ou cancelar um pedido após a confirmação?
Se o pedido ainda não foi enviado, podemos tentar alterá-lo. Entre em contato imediatamente pelo whatsapp (12) 99218-8917.
- SOBRE ENTREGA E FRETE
✅ Quais são as regiões atendidas?
Atendemos todo o Brasil, com exceção dos produtos das categorias FRESCOS. Estes entregamos apenas para Ubatuba, Paraty, Angra do Reis e Ilha Grande.
✅ Qual o prazo de entrega?
O prazo de entrega é informado na finalização de pedido, de acordo com a sua região.
- SOBRE OS DOS PRODUTOS DE HORTIFRUTI
✅ De onde vem os produtos que vocês vendem??
Damos preferência para os pequenos agricultores aqui da região de Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Paraty. São eles os provedores de 90% das folhas e verduras. São agricultores familiares, que são nossos parceiros de muitos anos, nos quais já fomos pessoalmente conhecer suas terras e hortas e que são abertos à visitação para quem possa se interessar também. Esses produtos não possuem o certificado de orgânico, mas são produzidos sem agrotóxicos ou fertilizantes quÃmicos.
Outro parceiro atual nosso é o Orgânicos da Mantiqueira, uma empresa de produtores, gerida de forma cooperativa, dedicada a produção e distribuição de produtos orgânicos certificados, localizada na Serra da Mantiqueira, MunicÃpio de Gonçalves (MG).
E por fim, principalmente as frutas e algumas raÃzes que os fornecedores citados acima não tem disponibilidade, temos como parceiro o Terra Frutas Orgânicas.
Â
- SOBRE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS
✅ Como devo armazenar os produtos frescos?
- Frutas e verduras: armazenar na geladeira ou em local fresco.
- Ervas e chás secos: manter em potes herméticos, longe da umidade.
- Óleos e suplementos: conservar em local seco e ao abrigo da luz.
✅ Dicas para Conservação do Hortifruti:
Ao receber seus produtos, cuide para retirar todos da embalagem e manter frutas e legumes em ambientes secos. Se verificar que legumes e frutas já estão maduros prefira guardar os itens na geladeira. Use um papel toalha ou pano seco para secá-los e coloque na gaveta da parte de baixo, onde a temperatura não é tão alta.
As Folhagens Orgânicas respeitam a Natureza, são cultivados em conjunto com outras plantas e podem vir com algum ‘matinho’ ou bichinho da natureza, por isso, recomendamos:
Verificar as folhas das verduras entregues, e se encontrar alguma muito diferente, descarte-a!
Lavar os alimentos em água corrente.
Higienizar com uma solução desinfetante própria para alimentos.
Lava novamente em água corrente.
Secar as folhas e guardar num recipiente próprio junto com papel-toalha para absorver a umidade.
Atenção para as batatas e cebolas: elas devem ser estocadas separadamente, de preferência em locais escuros para durar mais tempo.
Além disso, brócolis, couve-flor e as ervas aromáticas duram mais se os talos forem imersos em água e deixados ao abrigo do sol. Troque a água diariamente!
A batata, assim como outros alimentos, dependendo da época e do produtor, muitas vezes não vem limpinha, perfeita e nem padronizada como as da agricultura convencional (felizmente!). Os formatos podem ser diferentes, o que é perfeitamente normal na agricultura sem agrotóxicos.
✅ Os produtos podem ser congelados?
Depende do item. Alguns vegetais e frutas podem ser congelados sem perder suas propriedades. Consulte as recomendações na embalagem ou pergunte à nossa equipe.
✅ Encontrei bichinhos no alimento. E agora?
Eventualmente em produtos orgânicos podem haver alguns carunchos, pois são produtos 100% sem veneno, e assim nada impede do inseto se reproduzir na plantação. |
 |
O caruncho já vem da lavoura, ele não entra após a colheita, ele já vem com a colheita. |
 |
Nos grãos que são embalados a vácuo, os carunchos morrem por falta de oxigênio na embalagem. |
Recomendamos separar, eliminar e enxaguar com água quente antes de cozinhar os grãos. |
Ao enxaguar com água quente, o caruncho morto boia na água, podendo ser eliminado juntamente com os grãos ruins. |
 |
Sugerimos após abrir as embalagens, manter os grãos sob refrigeração, principalmente em cidades mais úmidas, pois assim os grãos se conservarão por mais tempo e se houver algum caruncho ele não irá se reproduzir. |
Â
PARA REFLETIR: O que será que faz mais mal para nossa saúde? Um alimento cheio de venenos e agrotóxicos ou com um pouco de terra e algum sinal de vida de natureza? Se nem os animais comem alimentos com agrotóxicos, qual será o efeito de tudo isso em nossos organismos?
Mas não se preocupe, se sua perda foi muito grande ou você ficou insatisfeito com o produto, entre em contato com a gente e resolveremos da melhor forma.
Â
- SOBRE TROCAS E DEVOLUÇÕES
✅ O que fazer se um produto chegar estragado ou com defeito?
Entre em contato em até 7 dias corridos após o recebimento e envie fotos do item para análise. Caso confirmado, reembolsamos ou reenviamos o produto sem custo.
✅ Quais produtos NÃO podem ser devolvidos?
Não aceitamos devolução de produtos em oferta, com embalagem aberta ou feitos sob encomenda.
✅ Quem paga o frete na devolução?
Se o erro for nosso (produto com defeito ou errado), cobrimos o custo do frete. Caso seja uma troca opcional, o cliente paga o envio.
✅ Compromisso com Qualidade
Nós separamos e embalamos seus produtos com todo carinho e cuidado, mas às vezes os vegetais frescos podem sofrer com o transporte até a sua casa. Por isso pedimos que entre em contato se verificar qualquer problema com sua encomenda para resolvermos da melhor forma.
Â
- SOBRE O TERRA VIVA
✅ Vocês tem loja fÃsica?
Sim!! Nossa loja fÃsica existe desde 2015 e fica em Ubatuba, litoral norte de SP. Se estiver pela região será um prazer receber você aqui.